segunda-feira, 29 de abril de 2013

Dia de São Jorge – RG3


No dia 28 de abril de 2013 pelas oito horas e quarenta minutos, a maior parte dos agrupamentos da RAM reuniram-se no  RG3 – Nazaré para comemorar o dia de São Jorge. 


No livro escutismo para rapazes, Baden Powell referiu-se aos Cavaleiros da Távola Redonda, a Lenda do Rei Artur e St. Jorge que era o seu santo protetor. B.P. disse:
"São Jorge é também o patrono de todos vós, escuteiros, em qualquer lado onde estiverdes. Por isso todos vos devereis saber a sua história, pois São Jorge é um exemplo sempre vivo do que um escuteiro deve ser. 


Quando ele enfrentava o perigo ou situações temerosas, quanto mais difíceis elas pudessem ser, mesmo na forma de um dragão – ele nunca as evitava ou tinha medo. Enfrentava-as sim, com todo fervor sem procurar descanso. É esta exatamente a forma com um escuteiro deve enfrentar uma dificuldade ou um perigo, não importando o quão grande e terrífico ele possa parecer. O escuteiro deverá enfrentá-lo com confiança, usando todas as suas forças possíveis e ultrapassando-se a si próprio. Provavelmente terá sucesso”.



Após a formatura as sessões foram reunidas para receberem as informações, relativas ao jogo, os materiais, os mapas e as folhas de registo.








 Deu-se início ao jogo Escutista por secção até as 16:30.

Na 1.ª secção foram trabalhados, nos diferentes postos, jogos relativos aos Capítulos do Livro da Selva interligados aos Objetivos Educativos  tendo sido contempladas todas as áreas, nomeadamente o físico, afetivo, caráter, espiritual, intelectual, e social.








A alcateia do agrupamento 1082 trabalhou a área de desenvolvimento físico (Cá defende Maugli dos Bandarlogues) . Para isso realizou uma "estafeta" na qual foram realizados vários jogos, por bando,  em que era necessária a entreajuda/colaboração entre todos os elementos. Estes jogos permitiram trabalhar a força, resistência, a coordenação,...

Encerrou-se a atividade com uma Eucaristia na Igreja da Nazaré.






Sem comentários: