quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Atelier: A “Flor Vermelha” (O que é? Como preparar? Como realizar?)


No passado dia 8 de Fevereiro, na habitual atividade semanal, na Sede do Agrupamento, a nossa Alcateia teve como atividade um atelier relacionado com a “Flor Vermelha”. O objetivo desta atividade era demonstrar e ensinar os nossos Lobitos como poderão eles organizar uma “Flor Vermelha”, exemplificando com alguns jogos, aplausos, gritos, danças e canções, que poderão constar na mesma.

Numa primeira parte, o chefe Rolando explicou aos lobitos que a “Flor Vermelha” respeita uma dinâmica própria, em crescendo até a atingir o seu “apogeu”, com peças, jogos, aplausos e canções muito dinâmicas e divertidas, para depois inverter de um modo decrescendo, com canções mais calmas, algumas peças com temáticas de reflexão, alguns textos/orações e canções, também, de reflexão, terminando com o tema/canção de acolhimento/silêncio.

O chefe Rolando explicou, igualmente, que para uma boa “Flor Vermelha” é indispensável que os bandos, ao longo da atividade, se vá organizando, planificando as suas atividades. Outro elemento bastante importante, será o animador da “Flor Vermelha”, que deverá ser escolhido de entre os animadores dos bandos. Comunicativo, expressivo, divertido (sem cair no exagero), dominar um instrumento musical, ter um leque de atividades na “manga” para qualquer eventualidade, são algumas características para ser-se um bom animador. No entanto, os restantes animadores deverão, também, estar preparados e não recearem o improviso, muitas vezes, a salvação para quem está à frente de uma atividade como é a “Flor Vermelha”.

Depois desta explicação, cada bando elegeu o seu animador, que agora deverá organizar o seu cancioneiro, também, com ajuda dos seus companheiros de bando.

Quase a finalizar a atividade, e porque os nossos lobitos começavam a demonstrar algum cansaço/falta de concentração, o chefe Rolando orientou alguns jogos, aplausos e gritos. Os nossos lobitos participaram de forma interessada e divertida.




Sem comentários: