segunda-feira, 23 de junho de 2014

Atelier de Sombras Chinesas

No passado sábado, dia 21 de junho, a Alcateia reuniu na sede pelas 15h30. Após a formatura, fez-se a avaliação do acantonamento em Santa Cruz.
Seguidamente, deu-se início ao atelier de Sombras Chinesas, começando pela sua origem (lenda):

Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. No ano 121 a.c., o imperador Wu Ti, da Dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrário ele seria decapitado.         
O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz. No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.        
O Teatro de Sombras, ou Sombras Chinesas de Mãos, entretanto espalhou-se pelo mundo, e é hoje em dia uma forma bastante curiosa e divertida de 
se contar histórias.

Depois, cada bando reuniu e teve que arranjar uma história, fazer as personagens com cartolina apresentá-la.





Eis o resultado final:










Sem comentários: