terça-feira, 4 de julho de 2017

Atividade de Verão - Porto Santo

Na passada semana nos dias 26 a 30 de junho, a Alcateia realizou à sua grande atividade de verão na Ilha do Porto Santo.
Na segunda-feira dia 26 de junho, concentramos pelas 07h15 no porto do Funchal, para dar início à grande atividade de Verão, cujo imaginário vivido foi o Robin dos Bosques, sendo que os valores transmitidos foram: justiça, camaradagem, união, amizade e solidariedade.
Depois de colocar as mochilas no porão, houve a formatura para dar algumas indicações para a atividade.



A viagem foi muito agradável, não houve enjoos ;-) e chegamos ao nosso destino pelas 10h30.
Depois de recolhermos as nossas mochilas, o autocarro da Câmara local já estava à nossa espera para levar-nos até ao local aonde iríamos ficar durante a atividade, o Lar de Nossa Senhora da Piedade.
Quando lá chegamos fizemos um lanche, fomos arrumar as nossas mochilas e trocar de roupa. Após ao almoço, demos início ao imaginário:


"Robin de Locksley, era um nobre Inglês fanfarrão, mimado e arrogante, que se juntou ao Rei Ricardo (Coração de Leão) na Terceira Cruzada. Robin é capturado em Jerusalém, juntamente com seu companheiro Peter. Robin escapa, salvando a vida de um mouro chamado Azeem, mas Pedro é atingido por uma seta e antes de morrer, faz com que Robin jure que irá proteger a sua irmã Lady Marian. Robin regressa para a Inglaterra com Azeem, que prometeu acompanhá-lo até que a dívida de salvar sua vida é paga.

Na Inglaterra, com o Rei Richard ausente nas Cruzadas, o cruel xerife de Nottingham é que toma conta do país, ditando as regras. É auxiliado pelo seu primo Guy de Gisbourne, juntamente com a bruxa Mortianna e o corrupto Bispo de Hereford. No Castelo de Locksley, o pai de Robin é morto pelos homens do xerife após este se recusar a se juntar a eles.
Robin regressa a Inglaterra e encontra o seu pai morto na sua casa em ruínas. Também apercebe-se que o Xerife e seus homens estão a oprimir o povo através de regras injustas e impostos altos. Com esta situação, Robin quer vingar a morte de seu pai e ao cruzar com os homens do Xerife, mata-os. Enquanto fogem das forças do xerife, Robin e Azeem encontram um bando de foras-da-lei escondidos na floresta de Sherwood , liderado por João Pequeno. Os homens pertencentes a este bando são camponeses considerados foras-da-lei, pois devem impostos ao Xerife de Nottingham.
Com a morte dos 12 homens do Xerife, Robin começou uma guerra com o xerife ao enfrentá-lo. Entretanto, os homens do Xerife começam a atormentar o povo e estes fogem para a floresta de Sherwood. O povo critica Robin por estar naquela situação. Então Robin incentiva ao povo a lutar contra o Xerife. Por fim, é Robin que assume o comando do grupo, mas como estes não são guerreiros, Robin encoraja-os para lutar contra Nottingham, e treina-os para se defender (constroem esconderijos, armadilhas, e armas). "


No seguimento do imaginário, fizemos uns atelieres alusivos ao tema, nomeadamente o chapéu do Robin dos Bosques, e uma vez que Robin prepara o povo para a luta contra o Xerife, fizemos também atelier de fisga , arco e flecha e luta de varas. Em seguida, fomos a praia.







 Pelas 19h00 saímos da praia e fomos até ao centro saborear uma deliciosa lambeca, depois voltamos à Lar da N. S. da Piedade para tomar banho e jantar.


Na terça-feira, a alvorada foi pelas 08h00 seguido de ginástica matinal. Tomamos o pequeno-almoço e demos continuidade ao atelier com a construção de arco de flecha, atelier de socorrismo (como irá haver luta, temos que saber cuidar dos "feridos") e homógrafo (mandar mensagens codificadas).





Terminado o atelier, fomos almoçar e preparamos para o Grande Jogo de Cidade.
O ponto de Partida foi na Praça do Barqueiro. Foi dado a cada bando um mapa e partimos todos ao mesmo tempo. Ao longo do jogo passamos por vários pontos do centro da Vila Baleira e tínhamos várias tarefas para responder.









Depois do jogo, fomos tomar banho e jantamos. Após o jantar, fomos comer uma lambeca. Em seguida regressamos ao Lar para dormir.


Na quarta-feira, a alvorada foi pelas 08h00 seguido de ginástica matinal e pequeno-almoço.

Depois do pequeno-almoço, fizemos uma caminhada até à Calheta. Pelo caminho, fizemos uma pequena gincana (batalha).



Segue mais um excerto do imaginário:

"Eles roubam os soldados ingleses e as carruagens que atravessam a floresta, e em seguida distribuíam a riqueza roubada entre os pobres, como forma de retomarem aquilo que perderam. Um dos seus objectivos era assaltar o Frei Tuck, que posteriormente junta-se ao bando. Como as atitudes de Robin estavam a enfurecer o Xerife, este aumenta os maus-tratos às pessoas, mas resulta num maior apoio à Robin dos Bosques.
O Xerife contrata guerreiros celtas da Escócia para reforçar suas forças e consegue localizar o esconderijo dos foras-da-lei, lançando um ataque que destrói o refúgio da floresta e capturando os foras-da-lei. O Xerife prende Marian, quando ela tenta pedir a ajuda de França (ao Rei Ricardo). O Xerife propõe a Marian, alegando que se ela aceitar, ele vai poupar a vida dos foras-da-lei capturados. No entanto, vários dos foras-da-lei irão ser executados por enforcamento, como parte da celebração do casamento."









Quando chegamos à Calheta, fizemos uma pausa para almoçar, seguindo a caminhada de volta pelo areal.



Já quase no fim do percurso, demos um mergulho para refrescar...


Ao chegarmos ao Lar, tomamos banho e enquanto o jantar, concluímos, com o rebentar os balões com o arco e flecha.

Mais um pouco do imaginário: "Com o ataque à floresta de Sherwood, muitos foram capturados, outros morreram e os restantes sobreviveram. Robin comenta a Azeem que sente-se mal com esta situação pois foi devido ao seu orgulho que colocou as pessoas nesta situação. Azeem conforta-o dizendo que não existem homens perfeitos neste mundo, só intenções perfeitas.Um dos fora-da-lei consegui informar-se acerca dos planos do Xerife..."

Em seguida, jantamos e fizemos um jogo noturno que consistia em encontrar 7 personagens do nosso imaginário, nomeadamente:
- Robin dos Bosques
- João Pequeno
- Frei Tuck
- Bispo de Hereford
- Bruxa Mortianna
- Xerife de Nottingham
- Lady Marian
Também ao longo do jogo os bandos teriam de encontrar o maior número de sacos com moedas de chocolate.

Após o jogo, ceamos e fomos dormir.

Na quinta-feira, a alvorada foi pelas 08h30, seguido de ginástica matinal e pequeno-almoço.

"Como sabem quais são os planos do Xerife, eles começam a planear um ataque ao castelo para soltar os homens capturados.No dia do casamento e dos enforcamentos, Robin e seus homens invandem o Castelo de Nottingham, libertando os prisioneiros. O plano de atacar o castelo de Nottingham era inicialmente só para libertar os foras-da-lei que estavam presos, mas Azeem a sua vontade  de lutar contra o Xerife e assim consegue com que o povo revolte-se também contra o Xerife. Robin mata o Xerife, mas é atacado pela Bruxa Mortianna com uma lança. Entretanto, Azeem mata a Bruxa Mortianna, cumprindo a promessa que tinha em  dívida para com Robin.


Robin e Marian professam o amor um pelo outro e casam-se na floresta.O casamento é celebrado pelo frei Tuck, mas é interrompido pelo regresso do Rei Ricardo, que abençoa o casamento e dá graças Robin pelos seus actos em proteger o reino do Xerife de Nottingham."

Como haverá festa de casamento de Robin dos Bosques e Lady Marian, logo a seguir ao pequeno-almoço, tivemos 2 atelieres: confeção do bolo de bolacha e decoração da sala. Os guias e sub guias fizeram conselho de guias/sub guias para validar objetivos do Progresso Educativo.




 Depois do atelier preparamos a flor vermelha.




Em seguida almoçamos e brindamos ao casamento do Robin dos Bosques e a Lady Marian e fomos à praia.

Na praia realizamos provas no mar, para testar a agilidade dos nossos pequenos (lobitos) Robins dos Bosques.





Pelas 19h00 saímos da praia e voltamos à Lar da N. S. da Piedade para tomar banho e jantar.

Depois do jantar, fizemos a Flor Vermelha, cuja tema das peças estava relacionado com o imaginário, terminando assim  a sua vivência.




Após o final da Flor Vermelha, lavamos os dentes, xixi e cama.... Foi um dia em cheio!!!



Na sexta-feira,  a alvorada foi pelas 08h00, seguido de pequeno-almoço.
Depois fomos para a praia fazer construções na areia.






Em seguida regressamos ao Lar para tomar banho, arrumar as mochilas, almoçar e limpar os espaços que utilizamos.

Depois fizemos a avaliação da atividade, pelo que foi muito positiva.
Às 22h30 partimos em direção à Madeira.

Também foi divulgado as pontuações relativamente às atividades/tarefas que foram realizadas ao longo da atividade, sendo que:
1º lugar: Bando Cinzento -  16.345 pontos
2º lugar: Bando Preto -  15.283 pontos
3º lugar: Bando Branco -   14.071 pontos








Chegamos à Madeira pelas 01h00, terminando assim a nossa grande atividade de Verão.

Sem comentários: