domingo, 2 de setembro de 2018

Grande Atividade de Verão - Cecilis à conquista de Portucalis


No passado dia 05 de agosto, a Alcateia participou na grande atividade de Verão de Agrupamento, cujo lema era “Cecilis à Conquista de Portucalis”
A concentração foi às 05h00 no Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo, juntamente com elementos das outras secções, para fazermos o check-in e dar início à viagem até Lisboa.



A viagem correu bem, e quando chegamos ao Aeroporto Humberto Delgado, tivemos que aguardar pelo próximo voo chegar, com os restantes elementos do agrupamento.
Enquanto aguardávamos, estivemos a fazer alguns jogos e lanchamos.



Chegado o outro grupo, partimos em direção aos autocarros, sem antes fazer uma pequena dinâmica para descobrir em que autocarro as equipas iam (Lusitano ou Buenaventura).


Atravessamos a Ponte Vasco da Gama e seguimos em direção a Alcácer do Sal para almoçar.



Após isso, seguimos para o nosso primeiro campo de batalha: Santiago do Cacém (em regime de 
acampamento).




À chegada, tínhamos elementos do agrupamento acolhedor (722 – Santiago do Cacém) para nos receber e mostrar o espaço. Após estarmos instalados, cada secção teve a tarde livre.

Os lobitos aproveitaram e resfrescaram-se com um duche, uma vez que estava cerca de 42º e em seguida foram comer um gelado.






Posteriormente jantaram e uma vez que o dia tinha sido longo, foram deitar-se mais cedo.


No dia 06 de agosto, a alvorada foi pelas 07h00, seguido de higiene pessoal e pequeno-almoço.

Depois de recebido as instruções e lanches para o dia, as equipas verticais fizeram uma pequena caminhada até ao Badoca Safari Park (exceto os lobitos, que foram ligeiramente mais tarde e de  carrinha).





Ao chegar lá, lanchamos e demos início à visita ao Badoca Safari Park, com as devidas tarefas a realizar, nomeadamente tirar fotos com os “habitantes”.






Às 13H00 almoçamos, e durante a tarde estivemos presentes numa demonstração de aves, de lémures e o ponto alto desta visita foi sem sombra de dúvidas o rafting











Posteriormente regressamos ao campo de batalha para higiene e jantar.

Mas antes do jantar, fizemos um Conselho de Guias e Subguias para validar os restantes trilhos em falta, completando assim todos os objetivos do Progresso Educativo: Tigre, Leoa, Libelinha, Joaninha e Lémure.



No dia 07 de agosto, a atividade principal foi um jogo de cidade por Santiago do Cacém, para conhecermos melhor a zona do campo de Batalha. Ficaram a conhecer: Tribunal, Bombeiros, Moinho, Ruínas Romanas de Miróbriga, Mercado Municipal, Castelo, etc.














Ao final do dia, para relaxar um pouco, cada secção pôde passar um bocado nas Piscinas Municipais.




No dia 08 de agosto, pioneiros e exploradores tiveram uma alvorada mais cedo que os lobitos, pois foram fazer parte do percurso da Rota Vicentina. Os lobitos foram ter à Ilha do Pessegueiro e enquanto aguardavam a chegada das outras secções, tiveram oportunidade de fazer um pouco de praia.





Quando todas as secções estiveram reunidas na ilha de Pessegueiro, deu-se o almoço e posteriormente tiveram umas horitas livres por secção. A alcateia esteve a explorar um pouco a zona do Forte do Pessegueiro.



À hora combinada, todas as secções seguiram à pé até Porto Côvo, aonde pudemos saborear um gelado. 







Posteriormente estava um autocarro à nossa espera para levar de volta até Santiago do Cacém, aonde estiveram a terminar de preparar as peças para o Fogo Conselho. O fogo conselho foi o culminar da nossa estadia em Santiago do Cacém, pois muitas refletiram o que foi aqui vivido.












No dia 09 de agosto, foi dia de mudarmos de campo de batalha, e então depois de arrumadas as nossas coisas e de limpar o local, seguimos rumo ao 2º campo de Batalha (Viana do Castelo), mas sem antes pararmos por Fátima, para pedir forças à Maria para prosseguir a conquista de Portucalis. Ao chegar à Fátima, assistimos à Eucaristia e após a mesma, foi feito uma pequena cerimónia da promessa do Pioneiro Afonso Ornelas, e entrega das anilhas de mérito aos 5 lobitos que completaram o Progresso Educativo: Tigre, Leoa, Libelinha, Joaninha e Lémure.









Após isto, fomos almoçar, e em seguida seguimos viagem para Viana do Castelo, onde chegamos já no fim da tarde. 



O novo local de batalha seria na Residência Universitária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Instalamo-nos e em seguida fomos à cantina jantar. No final do mesmo, fomos recebidos pelos dirigentes de 2 agrupamentos de Viana do Castelo, que nos deram instruções acerca do dia seguinte.



No dia 10 de agosto, os agrupamentos de Viana do Castelo prepararam-nos um jogo de Cidade por Viana do Castelo. Nesse dia havia algumas festividades, a feira semanal, ou seja, a cidade estava muito movimentada. Ao longo de todo o dia, passamos a conhecer alguns pontos mais importantes de Viana do Castelo: Centro Histórico, o Museu do Traje, a Capela das Almas, Ponte Eiffel, Basílica de Santa Luzia, Navio-hospital Gil Eanes, Sé, Praia do Norte, entre outros. Foi um dia muito enriquecedor, pois ficamos a conhecer as gentes de Viana do Castelo e as suas histórias/lendas.



















No dia 11 de agosto, foi dia de dar um saltinho ao país vizinho (Espanha), nomeadamente às cidades de Vigo e Valença.












No dia 12 de agosto, foi o último dia da nossa grande atividade de Verão. A parte da manhã foi dedicada à arrumação das malas/mochilas e limpeza dos quartos.


Saímos de Viana do Castelo em direção à Póvoa do Varzim, aonde almoçamos. Após o almoço, houve formatura geral aonde foi dado a conhecer a pontuação das equipas verticais apurando assim o grande vencedor.









E no meio da tarde, o agrupamento todo já se dirigiu para o aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto), pois estávamos divididos em 2 grupos.
A alcateia esteve reunida e os chefes ofereceram uma lembrança da atividade a todos os lobitos (inclusive aos que não puderam participar): uma anilha.






O voo que a alcateia partiu foi das 21h55. Chegando à Madeira já perto das 00h00.
Foi uma semana de atividade que com certeza marcará os nossos lobitos, pelas oportunidades que tiveram e pelas novas experiências proporcionadas.




Sem comentários: