sábado, 8 de outubro de 2022

Passagens

"Passagem significa movimento e desprendimento. Os jovens crescem e mudam a forma como vêem o escutismo." Este é um momento muito importante para os jovens que atingem o limite de idade nas suas secções, mas também para todo o agrupamento. Os que ficam recordam com saudade o que viveram e aprenderam com os mais velhos, os que passam anseiam novos desafios, mas sem nunca esquecer as vivências na secção que deixam.

No dia 8 reunimos todo o agrupamento no ilhéu de Câmara de Lobos para viver este momento. Em formatura foi lido um texto de reflexão e depois dadas as instruções para o momento seguinte.

Cada secção recebeu um cordel com a respetiva cor. Na alcateia, a Aquelá pediu à Balu que cortasse 4 pedaços desse cordel e desse a cada um dos elementos que iriam passar. O corte do cordel simboliza o desprendimento. Depois, os elementos chegaram à frente, fizeram o nó direito, simbolizando a união da alcateia, e refletiram sobre o que mais gostam na alcateia, o que menos gostam e o que lhes deixará saudades. Também os elementos que continuam na alcateia puderam dizer algumas palavras aos seus amigos. De seguida, todo o agrupamento voltou a se reunir, desta vez em redor de uma pequena gincana, levando os cordéis.

Este é o momento em que os elementos se despedem da sua secção, mas para isso têm de superar mais um desafio, passar pelos obstáculos que lhes foram colocados à frente. A gincana simboliza os desafios que terão pela frente, mas mostrando-lhes que com empenho serão ultrapassados.
No fim, uniram os seus cordéis entre a secção que deixam e a que agora abraçam. Terminada a passagem dos elementos de todas as secções, fizemos uma caminhada até à igreja de Sta. Cecília para terminar com o momento de fé.
A atividade terminou após a celebração da Eucaristia. 

Sem comentários: